DICAS

MEGA, GIGA, MBPS E KBPS

Você fica confuso quando ouve as operadoras oferecendo planos de “10GB de internet” ou “100 Mega de banda larga”?

Se não sabe o significado desses termos, não se preocupe! Nesta página vamos explicar os principais termos relacionados à internet banda larga e móvel!

 

O que é Mega, Giga, Mbps e Kbps?

Para entender melhor cada um desses termos, é preciso conhecer o significado de outras duas unidades de medida: Bit e Byte.

Bit vem de dígito binário – que tem apenas dois valores, zero ou um – e é usado para medir a capacidade de armazenamento e processamento de informações em um computador.

Ou seja, todos os dados que existem no seu PC, por exemplo, são formados por um determinado número de bits.

O Byte é um derivado desse termo e corresponde a um conjunto de 8 bits. A partir daí, surgiram também os outros nomes, que são múltiplos dos bytes. Confira:

Unidade Abreviação Valor
Kilobyte KB 1.024 bytes
Megabyte MB 1.024 kilobytes
Gigabyte GB 1.024 megabytes

Qual a diferença entre cada termo?

Quando se trata de internet, termos terminados em bit, geralmente são relacionados à velocidade da sua conexão, como por exemplo o tempo para baixar algum arquivo, acessar um site ou enviar uma mensagem.

Já o byte é mais usado para armazenamento de dados no seu computador ou em pen drives, CDs, DVDs etc. Quanto mais bytes esses dispositivos tiverem, mais arquivos poderão ser “guardados” neles.

O que é Mbps?

Mbps (megabit por segundo), geralmente chamado de Mega, é usado para medir a velocidade da internet.

internet banda larga, por exemplo, é entregue em sua residência em Mbps (megabits por segundo) de velocidade:

  • 10 Mega (megabit) de internet;
  • 25 Mega (megabit) de internet;
  • 30 Mega (megabit) e assim por diante.

Já o megabyte (MB) é relacionado à capacidade de armazenamento, como o espaço de um pen drive, cartão de memória ou disco rígido.

Em outras palavras, Mbps é uma taxa de velocidade da sua conexão, utilizada para medir o quão rápido você se conecta à internet.

O que é Kbps?

1 Kbps (kilobit) é equivalente a 1000 bits. Essa medida era muito usada no passado para se referir à velocidade de internet. Porém, com o passar do tempo o termo passou a ser substituído por Megabit.

Já o KB (com o B maiúsculo) significa KiloByte, que se refere ao tamanho de um arquivo, como um vídeo ou uma foto, por exemplo.

 

Como medir minha velocidade de internet?

mbps kbps mega giga

As operadoras anunciam suas velocidades de banda larga em bytes, mas a velocidade real é medida em bits. Ou seja, 10 Mega de internet corresponde a uma velocidade de 10 Megabits por segundo (Mbps) e assim por diante.

Para termos uma noção real da velocidade, precisamos dividir a quantidade de internet do do plano por 8. Por exemplo, se você possui um pacote de 100 Mega (megabit) irá baixar arquivos em uma velocidade de 12,5 megabytes por segundo.

Isso supondo que o download será feito com a velocidade máxima oferecida, o que não é a realidade, já que muitas vezes a conexão não atinge a velocidade contratada.

Quanto mais Megas de internet você tiver, maior será a velocidade da sua conexão. Entretanto, nem sempre você precisará do plano mais caro com o maior pacote. A escolha depende do seu perfil de uso.

FONTE: https://melhorplano.net/mega-giga-mbps-kbps

SITE: https://melhorplano.net

Sobre o Autor

REDAÇÃO

Comentar

Click here to post a comment