Categorias
DICAS

Os cinco principais componentes do computador

O Sistema Computacional é constituído por uma estrutura interna repleta de componentes, cada um com suas funcionalidades.
Apesar do computador possuir inúmeros componentes, existem cinco que se destacam.
Isso não significa que os outros não são importantes, na verdade estes cinco são os que mais se destacam pelo motivo de exercerem as principais funções que um computador precisa para funcionar, ou seja, são componentes indispensáveis para o funcionamento do computador, isto é, são os que mais trabalham realmente.
Você pode observar na imagem ao lado, estes cinco componentes no qual falaremos.
Vamos iniciar falando sobre o primeiro componente que é a Fonte de Alimentação.
Em artigos anteriores já falamos sobre a Fonte [veja] e sobre suas funções [veja]. Por este motivo não vamos detalhar muito sobre a mesma.
A Fonte de Alimentação faz parte deste conjunto de cinco componentes pelo motivo de todos dependerem dela.
Esta dependência ocorre de forma indireta, pois, ela é responsável por distribuir a energia “convertida em contínua” para os demais componentes do computador. Dizemos que ela ajuda de forma indireta porque ela depende da energia por sua vez para realizar tal trabalho.
Nosso segundo componente é a Placa-mãe [veja detalhadamente]. Como o próprio nome diz, ela é a maior e principal placa do computador. Também conhecida pelas nomenclaturas de “Motherboard” e “Mainboard” que significam “Placa-mãe” e “Placa Principal” respectivamente.
É exatamente nela onde todos os componentes do computador estão interligados de forma direta ou indireta.
Também é responsável pela comunicação entre os componentes do computador através dos barramentos.
Nosso terceiro componente é o Processador [veja detalhadamente].
Este pequeno gigante além de estar entre os cinco que mais trabalham dentro de um computador ainda se destaca dentre os cinco pelo seu excepcional trabalho.
Este pequenino corre atrás de tudo e todos. Logo “tamanho não é documento”.
Ele exerce a função principal, pois, em um sistema computacional, entram dados, processam-se dados e  saem informações, e quem faz a parte de processamento de dados é o processador, além de controlar todo fluxo de dados e realizar cálculos, isto nada mais é o que chamamos de processamento de dados.
Nosso quarto componente é a Memória RAM [veja detalhadamente].
A memória RAM é responsável por armazenar temporariamente os dados que serão e/ou que estão sendo manipulados pelo processador.
Explicando de uma outra forma, ela busca os dados no HD e carrega (armazena) estes dados que são solicitados pelo processador.
É considerada a memória principal do computador.
Nosso quinto e último componente é o HD (Hard Disk – Disco Rígido) [veja detalhadamente].
O disco rígido é o componente responsável por armazenar os resultados dos dados que já foram manipulados de forma permanente, por este motivo, é considerado uma memória auxiliar e de massa.
É nele onde todos nossos arquivos estão armazenados (fotos, textos, músicas, filmes, etc).
Analisando a função de cada um destes componentes citados, podemos perceber que realmente sem eles um computador não funciona.
Também podemos observar que um se relaciona com o outro, por isso, devem trabalhar no mesmo ritmo e de forma sincronizada. [veja sobre isso].
FONTE: https://www.clipatecinformatica.com.br/2010/12/os-cinco-principais-componentes-do.html
SITE: https://www.clipatecinformatica.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *