Categorias
DICAS

DICAS FÁCEIS DE COMO FOTOGRAFAR USANDO O CELULAR

Texto e Fotos: Eduardo Viero | @eduviero

Os celulares estão cada vez mais avançados e ficou mais fácil fotografar. Eu mesmo uso muito meu telefone para fotografar, como aconteceu em Milão quando minha Canon DSLR estragou e só me restou o iPhone (veja as fotos).

Lembro que há uns anos atrás alguns telefones já tinham câmeras e as fotos ficavam muito boas para época. A evolução foi tanta que hoje o iPhone Xs e o 11 Pro já tem uma câmera de 12MP, ainda com 3 lentes, lentes para Retrato, Regular e Grande angular. Mas todos nós já sabemos que a câmera do celular que você está usando não é o mais importante. O que realmente importa é como você fotografa, e é por isso que hoje quero dividir com você o que considero mais importante para tirar boas fotografias com seu smartphone em 8 dicas fáceis. 

Se você gosta de viajar como nós, já contamos nossa história na Canon Brasil (leia aqui) e temos vários artigos ensinando a viajar e trabalhar na estrada (aqui).

8 DICAS PARA TIRAR FOTOS COM CELULAR

1. MANTENHA A LENTE SEMPRE LIMPA

Essa dica parece meio estranha, mas é uma das mais importantes. Nosso celular está sempre no nosso bolso ou na bolsa, indo para lá e pra cá, então a lente fica suja com tudo que se possa imaginar. E o pior são nossas digitais que ficam na lente deixando ela embaçada. Essa sujeira vai deixar a qualidade da sua foto muito ruim. Então, antes de fazer a foto, dê uma limpadinha na lente da câmera, mesmo que ela pareça limpa.

2. CONFIGURE O CELULAR PARA QUE TENHA A MELHOR RESOLUÇÃO

A maioria dos telefones tem em suas configurações a opção de ajustar a qualidade das fotos e videos. Escolha sempre que possível a maior qualidade nos ajustes. Isso porque mesmo que quando você olhar na tela do telefone e a foto estiver boa, ela pode não estar boa na tela de um computador depois. Por isso não esqueça de deixar na máxima qualidade para tirar fotos com boa qualidade. Inclusive o máximo de qualidade facilita bastante vender as suas fotos no EyeEm, por exemplo. Já ensinei como vender fotos na internet aqui, no iStock aqui e no EyeEm aqui.

3. AJUSTE O FOCO

Uma das coisas mais importantes que você deve prestar a atenção é ter certeza que o objeto que for fotografar esteja em foco. Isso vai fazer com que sua foto fique nítida e com qualidade.

Para fazer nos telefones é bem fácil: apenas clique na tela em cima do objeto, então um quadrado amarelo vai ficar em cima do objeto e focar corretamente. Às vezes você precisa tocar algumas vezes para ter certeza que esteja focado.

4. NÃO USE O ZOOM

Usar o zoom é o primeiro passo para que a sua foto fique ruim. Não estou falando de quanto ruim vai ficar no seu celular, mas sim quando for visto nas telas dos computadores. Quando você for ver a foto no computador você vai ver que ficou um desastre, sem foco, sem nitidez, não importa o quão boa a lente do smartphone seja. Portanto, não fotografe com celular usando zoom.

5. MAIS LUZ = MAIS QUALIDADE

Para ter melhor qualidade fotografando com o celular você precisa de muita luz, seja luz natural ou artificial dentro dos lugares. Quando você fizer fotos de alguma pessoa ou de algum lugar, preste muita atenção onde está a luz, de onde está vindo, e como ela se comporta. Não necessariamente a luz deve estar diretamente no seu objeto, mas como ela se comporta perto dele, iluminando ele. A propósito, leia também 5 Dicas para Ter um Feed de Instagram Organizado

Quanto mais luz tiver na volta do objeto, mais qualidade de imagem você terá. Mas cuidado com a luz direta, pois quando haver muita luz direta em seu objeto, mais difícil será para controlá-la.

6. COMPOSIÇÃO COM REGRA DOS TERÇOS

A Regra dos Terços é base de composição na fotografia. Se você olhar nos pontos do “jogo da velha” você fará fotos com composições incríveis. O segredo dessa regra é deixar seu objeto em qualquer um dos quatro pontos que a linha cruza, mantendo o objeto fora do centro. Assim as fotos de celular, mesmo que para ficar no quadrado do Instagram ficarão com uma composição mais harmoniosa e atrativa aos olhos.  Para colocar a grade no iPhone: Ajustes > Câmera > Grade.

Existem outras regras para compor (fazer) uma foto melhor. No post Principais Regras de Composição na Fotografia explico melhor cada uma das regras, inclusive a regra dos terços, com exemplos. Se você usa muito o Instagram, leia Quebrando a Regra dos Terços

7.  SEGURE SEMPRE COM AS DUAS MÃOS

Pode parecer óbvio, mas muita gente não faz. Sempre segure o telefone com as duas mãos, e isso vale também para qualquer tipo de câmera! Se seu celular não estiver firme em suas mãos é bem provável que suas fotos sairão tremidas e com isso você não terá o resultado desejado. Isso é extremamente importante para você conseguir enquadrar as fotos nas regras de composição.

8. SEMPRE EDITE AS FOTOS

A maioria dos fotógrafos da era digital editam suas fotos feitas com celular ou câmera em algum aplicativo antes de postá-las. Essa é uma parte da fotografia que eu aconselho a todos explorar e experimentar, porque você vai se surpreender com o resultado, inclusive na viagem.

Se você ainda não desenvolveu seu estilo fotográfico e paleta de cores (mais rosadinho, mais esverdeado, mais coloridos), eu já ensinei isso no post Passo a Passo para Desenvolver seu Estilo Fotográfico e Paleta de Cores. Nós usamos o Lightroom Mobile, um app grátis para iOS e Android. Aqui eu explico como usar ele, e aqui você pode ver os nossos Presets.

Colocando em prática essas 8 dicas para fotografar com seu celular, tenho certeza que suas fotos ficarão melhores ainda!

dicas de fotografia de celular

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *