Categorias
DICAS

Atualização do Windows 7 para o Windows 10: saiba tudo sobre essa novidade

Atualização do Windows 7 para o Windows 10: saiba tudo sobre essa novidade

 

 

É bem provável que você já saiba do fim das atualizações de segurança para o Windows 7. A data para o término do serviço já está marcada: 14 de janeiro de 2020. Depois disso, você pode continuar usando essa versão do sistema operacional no computador, mas estará sujeito a invasões por malwares.

Para o ambiente corporativo, é inviável considerar essa possibilidade. Afinal, somente no segundo trimestre de 2019 foram feitas 15 bilhões de tentativas de ataque cibernético no Brasil. Além disso, o País está na 70ª posição no índice de segurança da informação da União Internacional de Telecomunicações e perdeu mais de R$ 80 bilhões em 12 meses com as invasões.

Diante desse contexto, fica claro que é preciso trocar o Windows 7 pelo Windows 10. Você ainda tem dúvidas sobre essa mudança? Quer entender melhor? Então, acompanhe o conteúdo!

Detalhes da atualização

O término do suporte para o Windows 7 oferece como caminho mais fácil o update para o Windows 10. Se você não quiser essa alteração, pode trocar para outro sistema operacional, como Linux.

Essa é a recomendação da Microsoft, que indica utilizar esse SO em um computador novo para aproveitar ao máximo os recursos e as funcionalidades de segurança. Inclusive, em 2015, na época de lançamento do Windows 10, uma grande campanha de migração foi realizada, com a possibilidade de receber a nova versão de forma gratuita.

Desde então, a versão 7 do Windows já estava sendo preparada para encerrar. Agora, com o fim em vista, a oferta já está indisponível. Isso significa que, se você quer fazer a atualização, precisará pagar uma licença completa para ter acesso ao Windows 10.

A vantagem é que terá vários recursos de segurança robustos, além de gerenciamento flexível e fluxos de trabalho que auxiliam a produtividade. Inclusive, dados da Microsoft apontam que as pequenas e médias empresas têm sua produtividade aumentada em 72% com PCs mais novos. Outros dados importantes são:

  • 83% das PMEs relatam ter melhora no desempenho e na eficiência com PCs mais novos;
  • 85% dizem ter reduzido os gastos de manutenção;
  • 81% indicaram que os colaboradores se tornaram mais produtivos;
  • 84% sinalizam que o gerenciamento dos computadores ficou mais fácil;
  • 82% alcançam mais segurança e proteção aos dados.

Além disso, o Windows 10 é compatível com 99% dos aplicativos do Windows 7. Portanto, é o momento de se atualizar e garantir uma transição simplificada.

Benefícios da atualização para as empresas

As companhias que optarem por atualizar o sistema operacional do Windows 7 para o 10 terão muitas vantagens. Além de continuarem contando com o suporte da Microsoft, é possível adotar o Windows Pro — que tem integração completa com o Azure, recursos ativos de segurança e proteção de dados, e permite gerenciar os dispositivos móveis.

Existem, ainda, outros benefícios que essa atualização proporciona ao ambiente corporativo. Veja quais são elas!

Segurança

Os documentos e os arquivos ficam mais protegidos com o Windows 10. Segundo dados da Microsoft, os computadores com esse SO têm os eventos de segurança reduzidos em até 33%. Além disso, os dispositivos com processador Intel Core VPro da 8ª geração têm recursos integrados que protegem ainda mais os softwares e os hardwares.

Suporte

A falta de suporte deixará suas máquinas mais vulneráveis a ataques. Isso acontece porque não há atualização de segurança nem correção de erros ou problemas. Com a atualização para um dispositivo mais moderno, você garante a proteção das potenciais vulnerabilidades e se expõe menos a riscos.

Produtividade

Os computadores antigos, com mais de 4 anos de uso, têm o dobro de chances de necessidade de reparos, o que significa produtividade perdida. Ao mesmo tempo, os dispositivos com Windows 10 têm inicialização mais rápida, melhor capacidade de ser multitarefa e bateria de longa duração.

Custo total de propriedade

O gasto de gerenciamento dos dispositivos Windows 10 é menor. Você economiza tempo e dinheiro — ao ponto de ter o menor custo total de propriedade dentre todos os dispositivos dos últimos anos, conforme a Microsoft.

Novidades do Windows 10

As vantagens da versão 10 em relação à 7 do Windows são significativas. O ambiente corporativo tem mais segurança e menos custos de manutenção. No entanto, existem mais novidades importantes a considerar. Olha só!

Design

A principal novidade do Windows 10 em relação ao 7 é o design: mais colorido, interativo e plano, o layout também é mais quadrado e tem ícones simplificados — a ideia é facilitar o uso em dispositivos que permitem o touch.

Barra de pesquisa

A Cortana, assistente virtual da Microsoft, está na barra de pesquisa do Windows 10 (então, você deixa de procurar conteúdo clicando no botão Iniciar). Um benefício é que, agora, a busca acontece tanto no computador quanto na web. Além disso, são emitidos alertas de eventos e datas.

Menu Iniciar

O Windows 8 excluiu o menu Iniciar, mas os usuários não gostaram dessa alternativa. Por isso, ele voltou à versão 10 do SO e é mais interativo que o do Windows 7, o que facilita a visualização.

Central de ações

Essa funcionalidade mantém suas notificações, exceto quando você executa um software para e-mail, como o Outlook. Isso significa que, quando um pop-up aparecer, você pode recuperá-lo na Central de Ações. No mesmo local, você ainda tem acesso a outras funcionalidades, como o modo tablet e o de economia de bateria.

Processo de atualização

A aquisição do Windows 10 deve ser feita com uma nova licença. O processo de update pode ser verificado no Suporte da Microsoft e você pode fazer a reinstalação do SO no mesmo computador. Para isso, é importante fazer o backup das informações e das configurações. Dessa forma, se houver algum problema no processo, você consegue recuperar os dados com rapidez.

O próximo passo é limpar a partição — menos a pasta de backup. Instale outros aplicativos e, então, restaure os dados e as configurações. Tenha em mente que, durante a atualização, a ferramenta de migração de estado do usuário usa o recurso Hard-Link Migration Store. Ao fazer isso, os documentos são vinculados ao sistema de arquivos e é feita uma migração mais rápida, ainda que existam vários dados para ingressar nesse processo.

Projeto Modernize-se

Para auxiliar nesse processo de atualização do Windows 7 para o 10, a Positivo criou o Programa Modernize-se, em parceria com a Microsoft. O foco é o incentivo à inovação e à produtividade por meio de uma campanha trade in.

Esse tipo de iniciativa oferece ações para estreitar a relação entre empresa e cliente, a fim de oferecer vantagens a todos. O que a Positivo traz de benefícios? Com a campanha Modernize-se, são promovidos descontos exclusivos para trocar um notebook ou desktop antigo por outro, totalmente novo.

Com isso, você economiza em manutenção, evita a perda de produtividade, aumenta a segurança e tem mais consciência para implementar a TI verde, que alia sustentabilidade e economia.

Para participar do projeto, acesse o site do Programa Modernize-se e faça seu pedido. Aproveite para calcular seu desconto pelo botão disponível na home. Depois, insira suas informações e aguarde o retorno dos consultores dentro de até 72 horas.

Com isso, você receberá um crédito pessoal e intransferível para fazer compras com o seu CNPJ. Achou interessante? Aproveite para atualizar seu equipamento do Windows 7 para o 10 e faça o update dos hardwares também! Vale a pena para conquistar todos os benefícios listados.

FONTE: https://www.meupositivo.com.br/panoramapositivo/windows-7/

SITE: https://www.meupositivo.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *