Categorias
DICAS

Dicas de manutenção preventiva de computadores

Por Visual Informática

Quando investimos em aparelhos novos, principalmente se tratando de itens mais caros como um computador ou notebook, sempre queremos que o mesmo dure o máximo de tempo funcionando corretamente, não é mesmo?

O que acontece é que o que irá prologar os dias de vida de seu equipamento é justamente os seus hábitos ao utiliza-lo no dia-a-dia.
Quando se trata dos computadores e notebook um dos cuidados que precisamos ter com estas máquinas é a manutenção preventiva, isto é essencial para promover o bom funcionamento desses equipamentos e assim evitar grandes custos com consertos.

Visual Informática pode te ajudar quando a manutenção exigir um especialista e o caso for mais grave, mas através desse artigo você não só ficará consciente do por que a manutenção de computadores e notebook é fundamental, como também irá receber algumas dicas importantes de como colocar isso em prática.

O que é a manutenção preventiva?

Antes de falarmos o porquê ou como fazer o processo, é importante que você entenda o significado do termo manutenção preventiva. A manutenção preventiva é nada mais que uma determinada ação, feita continuadamente, que por sua vez, serve para o monitoramento e controle de um computador.

Além disso, este tipo de manutenção é diferente da manutenção corretiva, já que esta é realizada quando já é existente algum problema no aparelho, não tendo o efeito de prevenção. Por isso a manutenção preventiva é sempre a mais importante para evitar que o notebook ou computador apresente algum defeito ou até mesmo que fique sem ser utilizado por muito tempo.

Um dos sinais que você está precisando fazer uma manutenção preventiva no seu computador é que o mesmo está muito lento ou precisando sempre reiniciado para voltar a funcionar normalmente.

Por que fazer a manutenção de computadores e notebooks?

Respondendo a esta pergunta do por que e qual a importância de a manutenção preventiva ser realiza em computadores e notebooks, iremos explicar abaixo com maiores detalhes:

O primeiro fator a ser observado é que esta manutenção servirá como forma de evitar problemas no futuro, além disso, outro ponto importante é que servirá como meio de evitar a entrada de malwares ou vírus e ainda maximizar a performance dos equipamentos.

Por exemplo, se ele está muito lento atualmente, seu PC ou Notebook pode passar a ficar mais rápido, além de gerar muita economia para você, evitando ter que comprar novas peças.

Além dessas vantagens, também podemos citar:

Reduz consideravelmente riscos como roubo ou mesmo perda de dados devido a alguns tipos de programas que geralmente não são autorizados por você.

Irá evitar que a pasta térmica se resseque, o que é de extrema importante se você não deseja que o processador queime. Eliminar diversas sujeiras, como fuligem ou mesmo poeira.

Dicas de manutenção preventiva de computadores e notebook

Se você quer saber como fazer a manutenção preventiva de computadores e notebook, iremos abaixo esclarecer como fazê-lo corretamente para preservar a vida útil destes aparelhos tecnológicos. Caso mesmo assim ainda precise de ajuda a Visual Informática pode te ajudar nesse processo, entre em contato que com nossa equipe e solicite uma visita técnica.

Limpe os arquivos e programas não utilizados

Um dos passos fundamentais na manutenção é realizar uma limpeza de arquivos desnecessários que estão instalado sem seu computador. Para você ter uma noção de como é prejudicial para o seu PC, muitas vezes um ou outro programa para de funcionar devido a memória em disco estar muito baixa.

Além disso, o seu sistema operacional também necessita fazer o gerenciamento da memória, o que também o prejudica nesses casos.

Verifique os vírus presentes no seu sistema

Não poderíamos deixar de falar sobre a necessidade de investigar se há e quais são os vírus presentes na máquina. Os vírus são responsáveis por uma boa parte dos problemas que podem surgir em seu equipamento, desde lentidão, alguns programas pararem de funcionar ou mal funcionamento. Sem contar que os mesmos também consomem parte da memória e ocasiona uma queda considerável no desempenho.

Lembre-se de ter sempre um bom antivírus instalado.

Desfragmente o disco rígido

Um dos passos fundamentais na hora da manutenção preventiva de computadores e notebook é fazer a desfragmentação do disco. Além de ser simples, será essencial para melhorar a velocidade em que o seu PC consegue ter acesso aos dados, além de sofrer um aumento na performance.

Para desfragmentar o disco é muito fácil, basta seguir os passos abaixo:

1-Fechar todas as páginas e programas;
2-Pressione o botão Iniciar no lado esquerdo e onde diz “Pesquisar programas e arquivos”, procure por Desfragmentador;
3-Irá abrir uma janela para você ao clicar no Desfragmentador de disco, nela você deve primeiramente pressionar a opção analisar disco.

No fim, o Desfragmentador de disco será capaz de mostra-lo qual a porcentagem de fragmentação de cada disco, esta informação é importante, e você não deve se preocupar caso esteja acima de no mínimo 20%. Se o resultado da fragmentação não estiver acima do mínimo de 20%, basta clicar em Desfragmentar Disco.

Você terá que esperar um pouco para que este processo seja concluído, no entanto, esse tempo varia de acordo com a capacidade que o seu processador possui. Você tem duas opções, se não quiser esperar o tempo necessário, pode fazer outras coisas enquanto o processo de desfragmentação estiver em andamento, ou mesmo agenda-lo para uma outra hora.

Por exemplo, você tem a possibilidade de agendar para um momento em que você sabe que não estará em casa, e, portanto, não irá perder seu tempo. Basta selecionar “Configurar agendamento” e deixar os campos preenchidos com as informações solicitadas.

Conclusão

É importante sempre que necessário realizar a manutenção preventiva de computadores e notebooks para manter o seu equipamento e suas informações seguras. A manutenção preventiva irá garantir que seu computador ou notebook tenha uma vida útil mais longa e duradoura.
Se você preferir, pode solicitar uma visita técnica e a Visual Informática irá realizar a manutenção preventiva para você, principalmente se não sabe lidar muito bem com computadores, no entanto, seguindo nossas dicas já é possível que você elimine grandes partes de itens que poderiam provocar problemas e dores de cabeça para você no futuro.

Principalmente agora no retorno as atividades normais do dia-dia após o período de férias, uma boa manutenção preventiva ou até mesmo uma formatação e instalação de um SSD pode trazer muitos benefícios na utilização de computadores e notebooks.

FONTE: https://www.douradosnews.com.br/negocios-e-cia/visual-informatica-dicas-de-manutencao-preventiva-de-computadores-e/1120074/

SITE: https://www.douradosnews.com.br 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *