Categorias
NOTÍCIAS

Oracle lança plataforma de ciência de dados baseada na nuvem

Com aquisição do DataScience.com, Oracle desenvolveu plataforma de ciência de dados de nível empresarial focada na colaboração

Thor Olavsrud, CIO (EUA)

14/02/2020 às 17h00

Oracle anunciou uma nova plataforma de ciência de dados baseada em nuvem. A solução, construída a partir do DataScience.com, que foi adquirido pela companhia em 2018, é voltada para equipes de cientistas de dados trabalhando em colaboração. Seus recursos incluem projetos compartilhados, catálogos de modelos, políticas de segurança, reprodutibilidade e auditabilidade.

A plataforma possui o serviço Oracle Cloud Infrastructure Data Science em seu núcleo. Ele fornece aos usuários a capacidade de criar, treinar e gerenciar algoritmos de aprendizado de máquina no Oracle Cloud usando Python, TensorFlow, Keras, Jupyter e outras ferramentas populares de ciência de dados. Seis serviços adicionais completam a solução, incluindo novos recursos de aprendizado de máquina integrados ao Oracle Autonomous Database, o Oracle Cloud Infrastructure Data Catalog, o Oracle Big Data Service, o Oracle Cloud SQL, o Oracle Cloud Infrastructure Data Flow e o Oracle Cloud Infrastructure Virtual Machines para Data Science.

“O serviço é realmente o primeiro do seu tipo em termos de ser nativo em nuvem”, disse Greg Pavlik, vice-presidente sênior de desenvolvimento de produtos da Oracle Data e AI Services. “Ele está focado em fornecer um ambiente de colaboração e governança para cientistas de dados.”

Segundo Pavlik, a oferta visa o ciclo de vida completo do aprendizado de máquina na empresa, o que significa que não se trata apenas de desenvolver ou treinar modelos, mas também de levar esses modelos para a produção e mantê-los. “Conforme os dados mudam, os modelos se tornam potencialmente menos válidos e os usuários precisam continuar os aproveitando dentro de aplicativos ou em relatórios analíticos. Por outro lado, eles precisam ter uma alta confiabilidade na sua reutilização, dando boas respostas”, acrescentou o executivo.

Simplificando a ciência de dados

Com o Oracle Cloud Infrastructure Data Science, a Oracle está adotando plataformas de concorrentes como Alteryx, KNIME Analytics Platform e RapidMiner, com foco na automação do fluxo de trabalho de ciência de dados.

A plataforma utiliza a seleção e o ajuste do algoritmo AutoML, usando modelos de aprendizado de máquina para selecionar o algoritmo mais adequado para aplicações específicas, ajudar o usuário a escolher entradas do algoritmo e ajustar os modelos. A solução também identifica automaticamente os principais recursos preditivos de conjuntos de dados maiores.

O Oracle Cloud Infrastructure Data Science auxilia, ainda, na avaliação do modelo, gerando um conjunto de métricas e visualizações para ajudar os usuários a medir o desempenho em relação a novos dados, classificando-os ao longo do tempo.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *